Calculadora IMC


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Dicas do meu endocrinologista - 03


Dicas para emagrecer

 

 

1.   Preste mais atenção ao ato de comer.

2.   Não coma lendo ou vendo televisão, isso distrai a atenção e pode fazer comer mais.

3.   Observe bem como têm sido seus padrões alimentares e suas escolhas.

4.   Só faça compras de mercado depois de se alimentar, com fome dá vontade de comprar tudo.

5.   Faça uma lista antes de sair de casa e só compre o que estiver relacionado.

6.   Mantenha os alimentos mais “engordativos” fora de sua visão e, de preferência, fora do alcance.

7.   Mantenha visíveis os alimentos mais saudáveis.

8.   Não leve as travessas com comidas para a mesa. Tente servir o prato longe da mesa.

9.   Levante-se da mesa após terminar a alimentação.

10.               Evite aprender receitas de novos pratos ricos em gorduras ou calorias.

11.               Desenvolva técnicas para evitar exageros quando comer fora de casa. Por exemplo: quando for a um churrasco, coma bastante salada e pouca carne. Troque a cerveja pelo refrigerante dietético, etc...

12.               Prepare-se com antecedência para eventos especiais, como festas e viagens. Tente planejar antes o que vai comer e beber.

13.               Coma para matar a fome ( pouco) e não para se sentir estourando (gula). Diferencie fome de gula.

14.               Lembre-se sempre de todos os benefícios do exercício físico, que além de ajudar a emagrecer também faz bem para o coração e circulação, resultando em uma melhor qualidade de vida.

15.               Procure caminhar mais, da forma que achar mais prazerosa.

16.               Pratique atividades físicas informais. Alguns macetes ajudam : parar o carro em uma vaga mais distante ou descer do ônibus dois pontos antes e andar.

17.               Evitar o uso de controles remotos e usar mais as escadas, ao invés de elevadores e escadas rolantes.

18.               Não é proibido comer doces, massas e frituras, porém o excesso, a frequência e a quantidade é que contribuem para engordar.

19.               Procure resistir aos desejos que o levam a consumir calorias em excesso. Coma, porém saiba parar. Por exemplo: Coma um pedaço de pizza e saiba parar ( não coma o segundo).

20.               Dê mais importância ao seu comportamento do que ao peso.

21.               Não confunda  um tropeço com fracasso do tratamento.

22.               Quando por um tropeço você exagerar nas calorias,não desanime. Recupere rapidamente o  controle da situação.

23.               Procure envolver seus familiares no tratamento, e veja como eles podem ajudá-lo a atingir seus objetivos. Peça que eles leiam estes conselhos.

24.               Não aceite pressões para que coma mais do que o planejado.

25.               Diet é o produto sem açúcar (para diabéticos), mas podem ter muita caloria. Light é o produto que foi reduzido em algum ingrediente (gordura ou açúcar) e normalmente tem menos calorias.

26.               Não fique longos períodos sem se alimentar. É errado comer fora de hora, mas também é errado ficar mais de  5 horas sem se alimentar, o ideal é comer de 3  em 3 ou 4 em 4 horas.

27.               Aumente a quantidade de fibras na sua alimentação, ingerindo bastante verduras, saladas, farelos, frutas com bagaços e cascas.

28.               Lembre-se sempre de que o objetivo principal do tratamento é a mudança de hábitos errados.Os antigos hábitos contribuíram para fazê-lo engordar.

29.               Tente manter sempre o equilíbrio psicológico, por mais que você tenha motivos para sentir-se ansioso.

30.               Quando for comer fora faça a seguinte pergunta: A gordura é o principal ingrediente do alimento que escolhi?






 

 

 

Dicas do meu Endocrinologista - 02


REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
 
 
 


Reeducação Alimentar não é uma dieta, é uma maneira de se viver melhor e com mais saúde. É baseado na troca de alimentos calóricos e não saudáveis ao organismo por outros mais saudáveis.

Não existem alimentos proibidos e sim alguns não recomendados.

1.       CARNES – Carne Vermelha possui maior teor de gordura que não é visível, além de sofrer uma digestão mais demorada. Deve ser substituída por carne branca (frango, peru ou peixe).No caso das aves deve-se retirar a pele, pois é nela que está a gordura. Nos lanches troque o presunto comum por presunto de peru ou chester.

Caso coma carne vermelha, dê preferência às magras como filé mignom, alcatra e maminha, grelhada ou assada e sem molhos gordurosos. Carne de porco não é recomendada, porem o lombo tem pouca gordura.

Evite linguiças e outras mais gordurosas, como salaminho ou mortadela.

 

 

2.       FRITURAS – Deve-se evitar comer alimentos fritos. Prefira alimentos grelhados, ensopados ou cozidos. Não use gordura de origem animal. Caso resolva comer alimentos fritos, use óleos com pouca gordura saturada (óleo de milho, girassol ou de canola) porém esses óleos tambémengordam.

Evite comer batata ou mandioca frita, prefira assada ou cozida. Ovo só cozido ou pochê.

 

 

3.       LEITE E DERIVADOS – Use leite desnatado ou semi-desnatado é mais saudável. Dê preferência aos que são adicionados vitaminas e minerais. Achocolatados prontos (exemplo toddynho) engordam mais pelo açúcar.

Manteiga deve ser trocada por margarina light ou requeijão light, escolha as que possuem menos gordura saturada como as de milho ou de canola ( exemplo Becel, Ville).

Queijo branco (minas) tem menos gordura que o amarelo. Evite queijos amarelos, defumados ou fundidos(polenguinho). Requeijão com alto teor de gordura deve ser evitado (exemplo catupiri). Dê preferência ao light.

Iogurte é bom para a flora intestinal, prefira os naturais desnatados ou com frutas. Caso seja diabético escolha o iogurte se açúcar(diet ou light). Exemplo:Corpus, Molico ou Dietalat.

 

4.       MASSAS – Massas podem ser  consumidas com moderação.Procure comer apenas duas vezes por semana, e não faça uma refeição só de massa. Quando comer massa, coma junto com legumes e carne magra (ex: frango).

Pizza e lasanha engordam não só pela massa, mas também pelo queijo, molho e outros ingredientes.

Tente não comer junto na mesma refeição: batata, macarrão, arroz, mandioca efarofa.

Pão: o ideal é só comer só um por dia (francês 50 g) ou duas fatias de pão de forma.

 

5.       MOLHOS – Evite molhos gordurosos, muito condimentados ou apimentados. Molho branco normalmente é mais gorduroso que molho de tomate. Evite usar maionese, mostarda ou creme de leite. Molhos prontos costumam conter mais gordura. Dê preferência aos naturais (exemplo:tomate fresco ou vinagrete).

                                                                    

6.       BEBIDAS – Evite beber muito refrigerante (dê preferência ao diet ou light que não possuem açúcar), tente substituir por sucos ou refrescos naturais. Procure beber bastante líquído (água) durante o dia. Líquidos com açúcar são mais calóricos, tende trocar o açúcar pelo adoçante.

Guaraná natural ( xarope) já vem com açúcar e deve ser evitado , prefira os sem açúcar.

Não é recomendado o consumo excessivo de álcool. A cerveja tem aproximadamente a mesma caloria que o refrigerante comum e deve ser evitada.
 
 
 


 

 

 

Tabela de Taxa de Gordura Corporal




Classificação
Homens
Mulheres
Excepcionalmente baixo
6% a 10%
10% a 15%
Baixo
11% a 14%
16% a 19%
Ideal
15% a 18%
20% a 25%
Moderado
19% a 24%
26% a 29%
Excesso de gordura
Maior que 25%
Maior que 30%

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dicas do meu Endocrinologista - 01


COMO ADMINISTRAR O PESO
 
 
 

"Ganhar e perder  peso hoje em dia é muito fácil, com toda essa indústria de dietas, tratamentos,médicos, remédios, etc.  Não sabemos como manter o peso ideal tendo uma vida social intensa, que começa com uma massa na quarta-feira e acaba com uma pizza no domingo.

Se não soubermos administrar esse estilo de vida, estaremos sempre vivendo o  chamado “efeito sanfona”, engordando e emagrecendo, que é muito pior do que estar sempre acima do peso. O problema é: como administrá-lo?

Na verdade , ao comermos fora de casa nunca teremos certeza se o prato que está na nossa frente é realmente light, pois não sabemos como ele foi preparado. A grande vilã da história,que é a gordura, pode estar presente sem ser vista. Aí, vai o excesso de calorias.

Mas há alguns cuidados que podemos seguir. Comece a partir do Couvert (entrada): prefira vegetais ou patês de vegetais e deixe de lado manteiga e azeitonas. Para a entrada, dê preferência às saladas. Peça-as sem tempero e tempere você mesmo com uma quantidade mínima de azeite.

Se quiser alguma massa para o prato principal, peça com molho de tomate ou verduras. Esqueça o molho branco e as gratinadas e não abuse do parmesão ralado. Se a pedida for carne, frango ou peixe, aprecie os grelhados acompanhados de verdura e legumes cozidos ou refogados. Abandone  as batatas fritas e os molhos a base de creme de leite ou maionese. Para acompanhar, evite as bebidas alcoólicas – não esqueça que cada grama de álcool têm sete calorias. Solicite, no lugar, um suco de fruta com adoçante, ou água mesmo.

Tenha em mente que, depois de duas horas, tudo o que foi ingerido e não foi gasto é armazenado  como gordura. O mais importante de tudo é não abusar na quantidade. Aprenda a ter moderação. E lembre-se: à noite nós gastamos muito menos calorias do que durante o dia, portanto não devemos fazer do jantar a refeição mais farta.

Um dos hábitos que mais engorda já é bem conhecido: beliscar entra as refeições. Quanto mais uma pessoa come sem sentir fome, mais difícil  fica manter a paz com a balança. O melhor conselho é simples: não coma fora de hora.

Se o bolo em cima da mesa for irresistível, pegue um pedaço pequeno. Não precisa comer tudo de uma vez só porque ele esta lá. Deixe o resto para outro dia.

Se bater aquela vontade de comer algo antes de dormir, evite comer alimentos ricos em carboidratos (pão, biscoito, massas). Pegue um iogurte ou uma fatia de queijo branco com peito de peru, pois a proteína deixa mais satisfeito.

Falando genericamente, o corpo é um produto de sua nutrição.

Você é o que você come.

Não faça de você mesmo uma pizza!"
 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

24 pensamentos magros para perder peso


Quando você adota um novo jeito de pensar, modifica também a sua atitude diante de determinada situação. Para perder peso ou se manter magra, não é só o prato que precisa ser transformado. Os pensamentos também devem estar a seu favor. Aqui, você encontra 24 maneiras para mudar o seu ponto de vista e emagrecer de uma vez por todas.
 
1. Ficar magra só depende de mim. Chega de culpar a genética! Você pode ter sido gordinha na infância ou adolescência e até apresentar uma facilidade para acumular peso. Porém, ser magra ou gorda é uma questão de escolha e não um presente ou um castigo divino. Quando você assume a responsabilidade no processo de emagrecimento, ganha o controle da situação e se sente mais capaz de modificar seus hábitos e seu corpo.
2. Se escorregar, retomo de onde parei! Quem nunca exagerou na sobremesa, comeu mais na festa ou foi além do que queria no jantar? A diferença está em como você encara essa situação. “Se entrar no ‘perdido por um, perdido por mil’, estraga o seu plano de emagrecimento. Comeu demais? Retome o seu planejamento no dia seguinte”, orienta o psicólogo Marco Antonio De Tommaso, consultor de BOA FORMA.
3. Preciso comer para continuar magra. Se ao ganhar uns quilinhos você começar a pular refeições para emagrecer, o corpo vai reclamar e protestar, acumulando ainda mais gordura. Ao comer menos do que deveria, seu metabolismo desacelera e aí fica bem difícil perder o excesso. Portanto, se alimente a cada três horas.
4. Tudo o que gosto de comer me faz bem. Dividir os alimentos em proibidos e permitidos deixa a vida chata e você acaba acreditando que as coisas gostosas devem ficar longe. Isso não é verdade! “O importante é ajustar a quantidade e a frequência com que você come o que adora. Um chocolatinho cabe em todo programa de reeducação alimentar, só não dá para devorar uma caixa inteira de bombons”, diz Fernanda Fernandes, gerente nacional do programa de emagrecimento Vigilantes do Peso.
5. O melhor horário para malhar é o que consigo ir. Você acha que não tem pique para ir à academia pela manhã, mas essa é a única brecha que a sua agenda permite? Então, insista! A chance de se adaptar e passar a render mais do que imaginava é altíssima. E, assim, você também se despede do sedentarismo.
6. Irresistíveis são as minhas curvas, não as frituras da happy hour! Ninguém fica e permanece em forma por acaso. As escolhas do cardápio são feitas diariamente. Se você “pensa magro”, em vez de sofrer pelas coisas que não pode comer, se sente vitoriosa por se manter firme no seu plano.
7. Venço metas, não bato recordes mundiais. Ao traçar os objetivos para o seu emagrecimento, pense em prazos possíveis. Assim, pode comemorar os resultados. Se estabelecer metas inatingíveis, vai jogar contra si mesma. “E aí, quando nota que não consegue cumprir, desiste”, adverte Tommaso.
8. Não vivo de dieta, faço escolhas inteligentes. Quando você se liberta da sensação de estar presa em uma dieta, percebe a importância das suas atitudes e da forma como monta o cardápio. Assim, sai do papel de vítima e se torna a personagem principal do emagrecimento.
9. Um bombom é só um bombom. A guloseima não é o fim da sua dieta. Sendo assim, nada de ficar com medo de se deliciar com uma coisa de que você gosta. Não é porque comeu o primeiro que vai pegar o segundo, o terceiro, o quarto.
10. Vou conseguir parar de pensar em comida. A melhor alternativa é mudar o foco da atenção. Para isso dar certo, tenha algumas alternativas na manga. “Descubra o que funciona melhor para você. Pode ser uma caminhada, uma partida de baralho ou uma ligação para uma amiga. O importante é investir em outra atividade para esquecer a comida”, afirma a empresária Lucilia Diniz, consultora de BOA FORMA.
11. Planejo o meu cardápio. Perceber a importância das suas escolhas e ganhar o controle do emagrecimento evita imprevistos. Programe suas refeições! Se não tiver na dispensa e na geladeira as melhores opções, vai acabar comendo qualquer coisa – e se arrependerá depois.
12. Só desisto depois de tentar. Isso vale para tudo na vida e também para o controle de peso. Se não estiver muito animada em emagrecer, é capaz de desistir antes mesmo de tentar. Portanto, em vez de lamentar, parta para a ação! Só critique um método se experimentá-lo e realmente não der certo.
13. O meu esforço vale um biquíni. Ou uma minissaia, a segurança de tirar a roupa na frente do namorado, o prazer de entrar naquela calça jeans… Cada uma tem a sua listinha do que deseja e sabe por que está comendo de um jeito mais equilibrado. Faça a sua e lance mão dela sempre que o desânimo bater à porta.
14. Questiono todos os pensamentos desanimadores. Essa atitude protege você da autossabotagem. Sabe quando aparece aquela voz interna dizendo que o seu esforço não está adiantando nada? Você fica pensando se a academia está mesmo ajudando a modelar as curvas, se vale a pena ficar sem tomar aquele sorvete… Não desista! Reveja esses conceitos até exterminá-los. Liste seus progressos e prove para você mesma que está tendo avanços.
15. Começo a me servir no quilo pelas saladas. No almoço, sempre inicie o prato pela salada, independentemente da ordem proposta pelo restaurante que frequenta. Em seguida, escolha uma proteína (filé de frango, peixe ou carne) e só depois complete com a porção de carboidrato. Isso vai ajudá-la a só pegar o que realmente deve comer.
16. Eu mereço sempre o melhor. Pensando assim, não só vai atrás da sua melhor forma como fica mais exigente, evitando exageros. “Então, prefere tomar apenas uma taça de vinho, e não duas garrafas, para aproveitar a bebida”, fala Fernanda Fernandes, dos Vigilantes do Peso. O mesmo vale para o chocolate. “Dá até para pagar mais caro por um importado, já que vai comer somente um pedacinho”, completa.
17. Se a fome aparece antes da hora, bebo água. Muitas vezes, a sensação de sede se confunde com a de fome, principalmente se você está comendo um pouco menos do que gostaria. Quando isso acontecer, antes de fazer uma refeição ou partir para um lanchinho, tome um copo de água. De repente, você pode descobrir que era só sede mesmo.
18. Tenho orgulho das minhas atitudes! Para continuar com o plano de emagrecimento ou com a manutenção do peso é preciso ser forte e se orgulhar disso! Nada de sentir pena de si mesma porque não está com um balde de pipoca durante a sessão de cinema. Coloque na cabeça que o seu objetivo é ser magra – e que você é fiel a ele.
19. Sei quando estou com fome ou apenas com vontade de comer. Conseguir diferenciar a fome do desejo de mastigar uma coisinha gostosa evita com que você caia na cilada de comer fora de hora. Ao sentir o estômago roncando, pergunte a si mesma se está realmente precisando de um alimento. Caso a resposta seja positiva, faça dez respirações profundas. É um truque para chegar à geladeira ou à lanchonete com menos ansiedade.
20. Fome não é catástrofe! “Muitas mulheres, quando estão tentando emagrecer ou mudar os hábitos alimentares, ficam assustadas ao sentir fome”, diz Tommaso. Segundo o especialista, isso acontece porque o fato de querer comer dá uma sensação de que vai perder o controle da situação e do cardápio. “Calma, você não é a única a sentir fome. Todo mundo sente. Apenas procure fazer boas escolhas”, acrescenta.
21. Não me coloco em tentação. Para não jogar contra si mesma, elimine todas as guloseimas do seu campo de visão. Além disso, evite encontrar amigas em docerias e sorveterias. Assim, fica mais fácil controlar aquela vontade louca de comer doce que de vez em quando aparece na vida da gente.
22. Emagrecer é consequência. É importante ter consciência de que adotar uma alimentação balanceada e começar uma atividade física são atitudes que fazem bem para a vida – e o emagrecimento é apenas uma das consequências. Perder peso é o resultado das suas atitudes e não uma coisa que acontece do dia para noite.
23. Não escondo nada de mim, sei tudo o que como. Para controlar o peso, é importante ter ideia do que coloca na boca, até para saber o que está causando o excesso. Anote por uma semana tudo (tudo mesmo!) o que anda comendo. E não esqueça aquele pãozinho do couvert, o chocolatinho que veio com o café, as quatro balinhas de morango que chupou enquanto estava no carro…
24. Busco o prazer na vida e não na comida. Claro que é uma delícia comer, mas isso não deve ser a única fonte de felicidade na vida. Diversifique seus interesses e descubra o que gosta de fazer. Invista em um hobby, vá ao cinema… Encontre o prazer fora da mesa.
Fonte: Boa Forma