Calculadora IMC


sábado, 25 de agosto de 2012

Roupa certa para gordinha

Se tem uma coisa que me incomoda por estar acima do peso é a questão de não poder usar o que se gosta para se vestir. Primeiro que nas cidades do interior não encontramos roupas para o nosso tamanho. Ou se encontramos a dita cuja parece roupa de carnaval de tal chamativa. Na maioria das vezes são de gosto muito duvidosos. Quando encontramos algo legal que é um fato raro, temos que desembolsar uma boa grana para levar a peça para casa. Acho engraçado que nas revistas as roupas para gordinhas caem super bem, o que não acontece para a maioria das mortais.
 
 

Eu já prometi a mim mesma que quando estiver próxima a atingira minha meta final, vou me darde presente roupas....aquelas que eu realmente quero vestir e não o que cabe em mim.


 
Para isso quero dar tchau e adeus para sempre ao sedentarismo, a gula e ao esquecimento do meu Eu.

tropeços.......





Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo,mas apredendo a jogar.....Como diria Elis. Vivendo e aprendendo a jogar... O aprendizado nem sempre é fácil. Quando estamos indo confiantes, aparece uma pedra no meio do caminho e tropeçamos. O problema é que levantar nem sempre é fácil. Muitas vezes é mais difícil do que começar. A pedra em questão é o trinômio: ansiedade,stresse e culpa. Vértices de um triângulo nada amoroso para a própria figura.O resultado na balança não foi nem tão horripilante, mas o pisicológico ficou deprimido. Porém se há uma coisa que a vida me ensinou e de não desistir da luta. Sou teimosa para certas coisas.Mesmo que todos apontem que vai dar tudo errado eu respiro fundo, tendo mater o prumo e vou adiante respirando para não paralizar e seguindo adiante. Assim foi na Rural e em outras situações. Assim também será agora. Só perde aquele que desiste no meio do caminho. Sou como um bambu, envergo mas não quebro. Danço conforme a música do vento.
Sempre quiz na vida ser uma pessoa centrada, tranquila, racional......mas sou emoção pura!
Enfim após o desbafo, sigamos em frente.

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.......

















segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Desafio dos 30 dias da nutricionista

Estas dicas estou repassando do facebook da Nutricionista Isis Moreira (www.facebook.com/isisnutricionista )





DIA 01: vamos começar com algo básico. Comam de 3 a 5 frutas hoje. Se você já tem este hábito, coma frutas que você não tem costume e inove! Não vale comer frutas repetidas, ok? Tem que ser uma diferente da outra! As frutas são uma maneira prática e gostosa de obtermos MINERAIS, VITAMINAS, FIBRAS e ANTIOXIDANTES pela alimentação. Se você passa muito tempo fora de casa, as frutas secas são uma boa opção para carregar com você. Se não tiver frutas aí na sua casa, corre no mercado e compra! Aproveitem a fase mais fácil do "Desafio de 30 dias da nutricionista", pois por aí vem mais 29 desafios para auxiliar a melhorar seus hábitos!







Dia 02: Agora começou a ficar mais legal: comer moderamente de 3 em 3 horas. Seria fácil num dia de semana. Mas lembre-se que hoje é sábado! Distribua bem as refeições durante o dia, sem cometer excessos! Isto é muito importante tanto para a regulação do "hormônio do estresse" (cortisol), como para a manutenção da sua glicose sanguínea, como para evitar a perda de massa muscular. Coma moderadamente nas re
feições do café da manhã, almoço e lanche da noite/janta, e faça lanches LEVES nos intervalos. Se for sair com os amigos, não extravase. Permita-se comer algo que não seja tão tão tão saudável (afinal, hoje é sábado!) mas numa quantidade reduzida. Nada mal para um sábado, né? Dia em que muita gente está por aí fazendo extravagâncias, mas que VOCÊ está iniciando novos hábitos e tendo maior comprometimento com a sua SAÚDE e bem-estar! Divirtam-se com moderação!



DIA 03: Hoje a palavra gula não existirá no seu dicionário. Domingo é um excelente dia para caminhar, ver os amigos, passear com o cachorro, namorar, curtir um cinema, levar os filhos para brincar, tomar banho em uma cachoeira, fazer compras, tomar sol, ir ao clube, ir ao shopping, ler um livro, frequentar sua religião, organizar suas coisas para ter uma semana mais tranquila etc. Existe um mundo 
radiante que não tem a ver com o exclusivo prazer alimentar. Até a comida saudável pode ser uma delícia. Mas HOJE eu quero que VOCÊ descubra novas fontes de prazer que não estejam relacionadas à alimentação. Principalmente o prazer natural de viver que vem de DENTRO! Desvie o foco da comida. Descubra que existem milhares de outras coisas SAUDÁVEIS que podem SACIAR sua vontade de ESTAR BEM! Abra a janela e deixe o SOL entrar. Sinta o vento bater forte no seu cabelo. Não vale ficar o dia inteiro no sofá assistindo TV. Ok?






Dia 04: Perceba o quanto o açúcar tem viciado o seu paladar. Sinta o sabor natural dos alimentos e bebidas! Evite ao máximo o açúcar hoje, seja em bebidas ou na forma de doces, e não se amargue por causa disso, ok? Além de afastar seu corpo dos malefícios do açúcar, você estará contribuindo para ter uma segunda-feira bem mais leve! É claro que zerar o consumo de doces ou bebidas com açúcar no dia a dia é algo mais complicado e que tudo com moderação é saudável, mas que tal perceber como ele mascara o real sabor das comidas?




Dia 05: Vamos mastigar? Pois os dentes não estão na boca apenas para dar vida ao seu belo sorriso! Hoje, duvido você mastigar 30 vezes todos os alimentos que colocar na boca! Como costumo dizer: seu estômago NÃO tem DENTES, e se você não MASTIGAR BEM ele não vai mastigar por você! rs Se você não mastiga bem, possivelmente terá uma má absorção nutrientes. Se você não mastiga bem, é preciso uma quantidade maior de alimentos para que você se sinta saciado: você come mais e por isso engorda mais. Se você não come bem, piora a sua digestão e faz com que o fluxo sanguineo se concentre no processo digestivo, resultando em menor oxigenação de outros tecidos, cansaço e sono pós-refeiçao. Se você não mastiga bem, tem tendência a ter desconforto intestinal e aumento de gases. Que tal?



Dia 06: Você sabe o que é a gordura trans? Sabe quais são os alimentos em que ela está infiltrada? Sabe quais são seus efeitos sobre a saúde (gordurinha abdominal inclusive - uuuui)? Vamos lá: hoje, olhem os rótulos das comidas e identifiquem se eles possuem gordura trans (também chamada de gordura vegetal hidrogenada). Mas saibam que, nos rótulos, a gordura trans só é especificada quando ultrapassa 0,2 g na porção indicada pelo fabricante. Isto significa que se você consumir várias porções com quantidade insignificante desta gordura, você pode no geral consumir uma quantidade significante que afete a sua saúde. Desta forma, evite ao máximo os alimentos que possuem este tipo de gordura, mesmo que em quantidades insignificantes. De olho nos rótulos.



Dia 07: Consuma alimentos integrais (pelo menos 1 alimento integral no dia). Eles são definidos como aqueles em que está preservada a integridade de seus nutrientes sem perda de valores qualitativos e quantitativos. Assim, eles são mais nutritivos do que os refinados, na medida em que contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, retida nas estruturas removidas com a refinação. Exemplos: arroz integral, pão integral, alimentos com farinha de trigo integral, sal marinho, cereais matinais integrais, salgados de massa integral etc.



Dia 08: Hoje, não se estresse por nada nem ninguém. O estresse aumenta os níveis de um hormônio chamado cortisol, que aumenta o nível de inflamação corporal e que dificulta a perda de gordura. O estresse afeta a respiração e os batimentos cardíacos. Afeta sua concentração e seu o seu foco. Detona sua qualidade de vida. Portanto, seja lá o que for te acontecer hoje (em casa, na rua, no banco, no trânsito): NÃO SE ESTRESSE. Não abdique da sua paz hoje por nada. Respire fundo. Tolere, compreenda e ame mais hoje. :)



Dia 09: Coma mais salada! Façam um prato BEM CAPRICHADO de salada para o almoço e para o jantar (ou lanche da noite). Se você for comer fora, procure pedir o prato de salada do local. Se o lugar que você vai não tem salada, coma um prato de salada antes de sair de casa. Saladas são boas fontes de vitaminas, minerais, fibras. Além de nutrir, melhoram a sensação de saciedade!




Dia 10:  Organize a alimentação da semana! Tire um tempo hoje para ver se você tem em casa os alimentos que precisa para manter uma alimentação equilibrada durante a semana. Se necessário, prepare alguns alimentos e já deixe congelado. Deixe as folhas da salada pré-lavadas. Deixe frutas na dispensa. Faça a feira. Vá ao supermercado. PLANEJE! Você terá tempo de comprar as coisas durante a semana? O que comerá de lanches nos próximos dias? Que tal deixá-los à mão? ORGANIZE-SE e ganhe tempo, praticidade e efetividade!


Dia 11: Diminua o consumo de comidas processadas - alimentos que passaram por processo industrial, mais artificiais e que receberam aditivos químicos. Hoje, coma mais ALIMENTOS vindos da natureza do que COMIDAS artificiais. Com isso, você contribuirá para uma desintoxicação do seu corpo e para a limpeza e saúde do seu intestino. Evite ao máximo alimentos que contenham aditivos químicos. Coma mais
 cereiais e tubérculos (arroz, batata, milho, inhame, mandioca, aveia), oleaginosas (castanhas, amêndoas), leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), saladas, vegetais, frutas, sementes (gergelim, linhaça, chia), ovo, carnes, chás etc, do que bolachas, pães refinados, barras de cereais, sorvetes, chocolates, embutidos, enlatados, bebidas prontas etc. Promova o natural ao invés do
 artificial, tenha uma segunda-feira desintoxicante! Cuide do seu intestino!






Dia 12: Beba a quantidade ideal de água! Multiplique seu peso por 40 e descubra em mililitros (ml) a quantidade de água que você deve ingerir por dia!!! Muito da indisposição, falta de concentração, desânimo, baixa na memória, pressão alta, dificuldade de emagrecer e de ganhar massa muscular se deve, entre outros fatores, pela falta de água! BEBER ÁGUA É UM HÁBITO PRIMORDIAL! Lembrando que a água não pode ser substituída por sucos ou chás!




Dia 13: Descubra sua real beleza! Desculpem-me os feios, mas beleza é essencial. Sua beleza pode estar na academia? SIM. Sua beleza pode estar no salão? SIM. Sua beleza pode estar numa roupa bonita? SIM. MAS, A REAL BELEZA VAI MUITO MAIS ALÉM! Não adianta nada você ser por fora uma bela viola, e por dentro um pão bolorento. A real beleza é o auto-cuidado, o zelo pelo corpo e saúde, os valores mora
is, o modo como se enxerga as adversidades, o modo como você se doa para os seus propósitos e a essência positiva que existe em você! A beleza é infinita, é a natureza. É algo que depende dos olhos de quem a vê.

O que você reflete para o mundo é aquilo que você cultiva em si. A real beleza é o brilho pessoal. É transparência que você reflete quando lapida seu diamante. Lapide-se. Cuide de você (corpo/físico, cérebro e coração). Trabalha-se. Mexa-se. Nutra-se. E, aos poucos, você se tornará uma pessoa cada vez mais bela! ;)







Dia 14: Consuma pelo menos 1 alimento orgânico - procure conhecê-los e saber os locais onde são vendidos na sua cidade. Você estará reduzindo o teor de produtos tóxicos vindos da alimentação e contribuirá para o melhor funcionamento da sua saúde! Os benefícios são enormes quando comparados ao custo. Se você não conseguir consumir a maioria dos alimentos orgânicos, vá se organizando e comece pelos alimentos que mais possuem agrotóxicos (pimentão, tomate, morango, folhosos). É importante também observar a época de cada alimento (não orgânico) e consumir preferencialmente o da estação, pois há menor exposição aos agrotóxicos!




Dia 15: Descubra o sódio escondido nos alimentos. Você sabe quanto de sódio consome por dia? Hoje é mais um dia de se olhar os rótulos dos alimentos. 

O sódio é um mineral constituinte do sal de cozinha (cloreto de sódio NaCl). Ele também é o constituinte de vários aditivos químicos, e por isso está presente também em alimento doces. Em excesso, pode levar à hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, pedra nos rins, retenção hídrica, catarata e outros problemas de saúde.

A quantidade diária de sódio recomendada é de 2.4g (2.400 mg) segundo a American Heart Association, mas a média de ingestão diária do brasileiro é bem superior a isso, sendo de 4 a 6g/dia. 

Fiquem de olho!





Dia 16: Já se passou metade do desafio e você já deve ter percebido quais são suas maiores dificuldades que te impedem de efetivar sua reeducação alimentar. Que tal elaborar metas em relação ao abandono dos seus vícios alimentares?

É hora de DESISTIR para ser feliz. Começar a desistir dos doces diários, do refrigerante, da comelança excessiva e do desequíbrio para conquistar o que você deseja. Lembre-se: a cada conquista, uma renúncia.

Faça o teste: escreva em um papel os seus 3 maiores vícios alimentares e os seus 3 melhores hábitos alimentares. É hora de desistir do que mais te atrapalha e ressaltar o que mais te promove o sucesso! Reflita, tenha metas e objetivos!

Bom sábado!





Dia 17: Domingo é dia de lazer e de relax, mas não é dia de "enfiar o pé na jaca". QUE tal se livrar o álcool e bebidas açucaradas hoje para começar a segunda com maior disposição?




Dia 18: arde ou a noite. Não importa o horário - faça um suco verde!

Este tipo de bebida é rico em antioxidantes e minerais como o magnésio. Bom para alcalinizar o sangue, desintoxicar e reduzir inflamações.

Como fazer? Bata no liquidificar 1 porção pequena de vegetais folhosos (couve / rúcula / agrião / alface ) com 1 ou 2 porções de fruta (limão, maçã, kiwi, abacaxi, morango, maracujá, laranja) ou também 1 porção pequena de vegetais como cenoura, beterraba ou pepino. Se quiser acrescentar chá verde gelado ao suco, é uma ótima escolha!

Escrevam aqui as combinações que vocês mais gostam. Vamos trocar informações! ;)
 





Dia 19: Higiene do Sono - que tal trabalhar por um sono limpo e adequado?

Dormir bem é essencial para a produção do hormônio com maior poder antioxidante que nosso corpo produz - a melatonina. Quanto melhor dormimos, menos estressados ficamos, pois menos cortisol produzimos.

Um sono reparador é primordial para o bom humor, para a consolidação da memória, para a saúde da pele, para o emagrecimento e para a SAÚDE!

E porque pensar em dormir desde que acordamos? Pois o sono também é questão de organização, que deve ser pensada e planejada. Vejam em outro o post o método de higiene do sono, se preparem e durmam cedo hoje!





Dia 20: Inove! Sem tempero não dá! Que tal caprichar e descobrir novos sabores?

As ervas e especiarias, além de saborosas, possuem muitas funções. Experimente alguns desses em preparações (prato principais, acompanhamentos, saladas, pão, lanches, massas): manjericão, hortelã, canela, alecrim, orégano, pimenta, açafrão, curry, cominho, sálvia, manjerona, hortelã, tomilho e tantos outros!





Dia 21: SEJA FISICAMENTE ATIVO(A)! Bom dia, gostaria de informar que quem se alimenta bem e é sedentário não tá com nada! A prática regular de atividade física é um hábito tão importante quanto beber água, dormir bem, se alimentar bem e ser feliz. 

A dica é encontrar um esporte que você goste e que não faça de maneira forçada. O esporte não deve ser considerado como obrigação, e sim como lazer!

HEY HOW, LET's GO!!!!






Dia 22: Melhore os óleos e gorduras da sua casa! Quais são as gorduras boas e ruins?

Gorduras são muito importantes para o organismo e para a nossa saúde. Possuem várias funções: são responsáveis por manter a temperatura do nosso corpo, protegem contra choques mecânicos, produzem hormônios etc. 

De forma geral, as gorduras saturadas e trans são consideradas ruins para a saúde, e as gorduras insaturadas, boas. Veja exemplos de gorduras "BOAS" e veja se você as tem usado mais do que manteigas, margarinas, banhas.

Gorduras insaturadas: óleo de linhaça, azeite, abacate, castanhas e nozes são exemplos de gorduras boas.






Dia 23: Porque a leitura de qualidade é um grande remédio. A conscientização pelo conhecimento é a chave!




Dia 24: Um dia sem corantes! Hoje, não ingira nenhum alimento/bebida com corantes!

Corantes predispõem à disbiose intestinal, agredindo a mucosa do intestino e causando má absorção de nutrientes, geram inflamação, dor de cabeça, reações alérgicas e até mesmo hiperatividade em crianças!

Se fossem consumidos ocasionalmente, não seriam tão perigosos. Mas você já reparou o tanto de alimentos que possuem corantes? Olhem os rótulos!





 Dia 25: Convença alguém a ser mais saudável! Como? Você pode, por exemplo, mostrar algum dos desafios já postados para alguém que você deseja saúde. 

Quando mostramos para alguém algo que sabemos, reforçamos dentro de nós mesmos o que estamos ensinando!

Boa segunda!




Dia 26: No café da manhã, almoço e jantar faça refeições com 5 cores utilizando alimentos saudáveis! Topa?




Dia 27: Dome o seu dragão interior.

Todos nós temos um dragão interior. Um ponto em nós que arde como fogo, revelando-se por uma ansiedade, irritação, raiva, impaciência ou mesmo indiferença. O problema é que este dragão sabota a alimentação e a saúde! Como? Nos deixando mais estressados, ativando a compulsão alimentar, fazendo com que esqueçamos os lanches intermediários do dia, fazendo com que 
a nossa carteira abra para por no carrinho de compras algumas barras de chocolate. Em suma, o dragão nos faz fugir de nós mesmos e nos desvia dos nossos reais objetivos.

Que tal domar o dragão e deixá-lo mansinho para que ele não pertube nossa paz e para que tenhamos mais saúde?

Existem várias alternativas: planejamento, organização, autoconhecimento, religião, rotina regular, atividade física, busca por auxílio profissional de um psicológo, terapias alternativas, um cachorrinho ( ^^ ). Enfim. Escolha e encontre a sua! Equilibre-se.






Dia 28: Você respira direito?

"Observe um recém nascido respirando: Quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, em um ritmo só, de vai e vem, demonstrando que está sendo usado o diafragma, que é o músculo próprio para empurrar o ar para dentro ou para fora. E assim ter uma respiração adequada. Infelizmente o homem vai perdendo a capacidade de respirar correta
mente, devido ao estresse, medos, insegurança, tensão e emoções em geral, baseado na pressão que ele armou (consciente ou inconscientemente) para sua própria vida. Com isso, vai tendo respirações cada vez mais curtas, chegando a colocar no seu pulmão a quantidade mínima necessária do ar, atrofiando a capacidade do próprio pulmão. Isso pode ser comprovado facilmente: Experimente fazer respirações lentas e profundas, enchendo o pulmão ao máximo de ar (inspirando), prendendo o ar por metade deste tempo (retendo) e soltando o ar ao máximo (expirando) no mesmo tempo em que inspirou. Exemplo: Inspirando por 4 segundos, retendo por 2 segundos (metade do tempo da inspiração) e expirando por 4 segundos. Faça 10 vezes lentamente, lembrando de encher e esvaziar ao máximo. Se sentir tontura, escurecimento de vista ou qualquer outra reação anormal é porque o seu pulmão e o corpo perderam a capacidade de receber o oxigênio, isto porque respira rápido e superficialmente. Então, se não tomar providências cabíveis estará criando doenças em breve. Para reverter o quadro é só praticar estes exercícios 1 a 2 vezes ao dia." (Fonte: Saúde Integral.com)





Dia 29: Papel e caneta em mãos - anote, reflite, planeje, sonhe, ponha os pés no chão e REALIZE.

Quais são os hábitos que mais te incomodam?
Quais você já conseguiu mudar?
O que é preciso fazer para que você se sinta melhor com você mesmo?
Arregace as mangas e mãos à obra!






Dia 30: SURPRESA!




sábado, 18 de agosto de 2012

Augusto Cury: Posso ter defeitos, viver ansioso e fica...




"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta."

(Dez leis para ser feliz, Editora Sextante, 2003)

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sai de mim pensamento gordo.......



Estes dias a tentação tem colado em mim. Desde dia 13 de julho de 2012 venho seguindo uma cuidadosa reeducação e reflexão dos meus velhos  hábitos alimentares. Principalmente no que se refere ao meu lado formiga. Fiz algumas substituições já que não consigo escapar daquela sensação do doce após o almoço. Mesmo que agora este seja diet. Refrigerante eu aboli do meu dia a dia. Quando quero me enganar tomo muito de vez em quando um pouco de H20H limão. 
No sábado fui com a família no Frangonete, passei pela tortura de ver todo mundo se empanturrando num rodízio de pizza e massas, além da tentação visual, ainda tem a olfativa, com tantos cheiros de temperos e guloseimas engordativas. Mas segui firme e forte, pedi um canelone para 1 pessoa de ricota e espinafre comi uma metade e  a outra ficou para a janta do domingo.  
Esta chegando perto da minha terceira ida ao médico, dia 20 deste mês eu voltarei ao  Dr. André Meirino, vamos ver o que ele irá falar.







Fonte da ilustração : www.facebook.com/isisnutricionista

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mensagem presente de uma amiga

Dias desses recebi um e-mail de uma amiga que não vejo há alguns anos. Quero compartilhar com todos esta mensagem que ela me deu de presente .Palavras para pensar e refletir de uma grande filósofo.





“Ninguém pode construir em teu lugar as pontes de que precisarás para atravessar o rio da vida - ninguém exceto tu, somente tu. Existem por certo, inúmeras veredas, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te ao outro lado do rio, mas isso te custaria a tua própria pessoa: tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho, por onde só tu pode passar. Para onde leva? Não perguntes, segue-o.” 
Nietzsche


Dri,Obrigada

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Véspera do dia D


Amanhã vai ser o dia de pesagem e medição. Estou tentando não ficar ansiosa para este primeiro momento após o início desta reprogramação de estilo de vida.


Mudanças alimentares mais atividades físicas igual disposição e melhor estima



Espero que esta não seja a minha reação amanhã.




Pensamentos....


Equilibrio, esta é a minha meta de vida atual. A teoria é mais fácil que a prática, no entando, os primeiros passos são sempre os mais difíceis. Estou me sentindo mais animada para as atividades do dia a dia. No domingo dia 05 de agosto comecei a fazer a atividade física.



É o que estou fazendo,tentando diminuir as expectativas para buscar a minha felicidade no meu Ser.





Minha meta é Ser Feliz!!!!!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

vida saudável

 

Sete sinais revelam que o excesso de peso se tornou um problema

 

fonte:  http://yahoo.minhavida.com.br/saude/galerias/15429-sete-sinais-revelam-que-o-excesso-de-peso-se-tornou-um-problema/ em 03 de agosto de 2012

 

Gordura abdominal

De acordo com o endocrinologista Josivan Lima, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), além do histórico familiar, a circunferência abdominal do indivíduo pode favorecer ou reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como o diabetes. "Um peso bem distribuído pelo corpo é menos prejudicial do que aquele concentrado na região abdominal", explica. Portanto, nem sempre uma pessoa com IMC acima do valor ideal tem maior predisposição a desenvolver essas doenças do que uma pessoa com IMC dentro do valor considerado saudável.
A gordura visceral (na região do abdômen) aumenta a produção de substâncias que favorecem o aumento da taxa de glicose, da pressão arterial e do colesterol ruim. Já a gordura subcutânea, que fica embaixo da pele, produz substâncias que promovem exatamente o efeito oposto: controlam essas níveis. O especialista afirma que uma cintura saudável para mulheres não deve ultrapassar os 88 centímetros e, para homens, os 102 centímetros.

clip_image001

Perda de roupas

Um bom alerta para quem está ganhando peso são as roupas. Se o que uma vez lhe serviu com folga agora já não entra mais, então é bom ficar de olho - mas sem exageros. Não existe um tamanho de roupas ideal, visto que cada pessoa tem uma estrutura corporal própria, então não adianta ter como modelo um tamanho de manequim muito inferior ao seu. Segundo o psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto, do Hospital Beneficência Portuguesa, o público feminino é o que mais sofre cobranças para ter o corpo perfeito e, nessa busca, muitas vezes criam padrões de beleza distorcidos e prejudiciais ao organismo. "Para avaliar se você está ou não acima do peso e se isso afeta sua saúde, busque parâmetros médicos e não opiniões sem qualquer embasamento", alerta.

clip_image002

Limitações

Antes, você caminhava certa distância e nem suava. Um tempo depois, percebeu que ficou exausto ao fim do mesmo trajeto. Mais para frente, não conseguiu realizar o percurso completo. "O ganho de peso impõe limitações cada vez maiores e isso pode ser percebido com o passar do tempo", afirma o endocrinologista Josivan. Só não interprete a dificuldade como um fracasso. Encare isso como um desafio para recuperar o condicionamento físico e busque auxílio profissional, pois o risco de lesões nas articulações é maior em pessoas com sobrepeso.

clip_image003

Baixa autoestima

O peso não é um problema apenas quando a saúde física está em risco. Em muitos casos, ele é um obstáculo ao convívio social antes de tudo. ?Muitas pessoas deixam de fazer coisas que gostam por vergonha de se expor?, afirma o psicólogo Armando. Os quilos extras se tornam motivo para deixar de ir à praia, a um clube ou a uma festa, por exemplo. Mas a relação nem sempre é clara. Segundo o especialista, muitas pessoas se enganam convencendo a si mesmas de que não gostam daquela atividade. "Esse comportamento pode afetar não só o círculo de convivência da pessoa como ainda sabotar uma oportunidade de resolver o que a incomoda", lembra. Um psicólogo pode ajudar a enxergar melhor esse problema.

clip_image004

Sono ruim

"Distúrbios ligados ao sono são comumente relacionados à obesidade, mas o sobrepeso também pode afetar a noite", explica o neurologista Luciano Ribeiro Pinto Junior, do Instituto do Sono, em São Paulo. Segundo ele, um dos principais problemas desencadeados pelo peso é a apneia do sono. A doença é caracterizada pela má oxigenação dos tecidos, decorrente da resistência que o ar sofre para passar pela garganta. "Isso acontece graças à concentração de gordura na região do abdômen e do pescoço", diz.
Como saber se você sofre de apneia? Um dos principais sinais é o ronco, mas passar o dia cansado também é característico da doença, já que a noite de sono não foi bem aproveitada. O neurologista aponta ainda que a apneia pode gerar um círculo vicioso. "A vontade de dormir durante o dia se torna a justificativa para não fazer exercícios", explica. Por isso, para tratar a apneia do sono, a principal meta é ser perder peso.

clip_image005

Transpiração

Outro alerta do ganho de peso pode ser o aumento da sudorese. "Com mais células corporais, o metabolismo fica acelerado e, consequentemente, a temperatura se eleva", afirma o endocrinologista Josivan. Para manter o corpo a uma temperatura amena, o organismo é obrigado a liberar água na forma de suor.

clip_image006

Dores na coluna

Se o seu dia sempre termina com dores na coluna, então o seu peso pode ter se tornado um problema. A conclusão faz parte de um estudo feito por pesquisadores da University of Hong Kong, na China. Após submeter mais de 2.500 pessoas a avaliações radiográficas e clínicas, além de ressonâncias magnéticas da espinha lombar, a equipe observou que pessoas acima do peso ou com obesidade tinham um risco maior de sofrer desgastes da coluna lombar do que aquelas dentro do peso ideal. Entretanto, a dor nas costas também pode ser decorrente da má postura. Para descobrir, consulte um especialista.